Ilustre Líder do Grupo Mascarados João Benedito da Silva (Ocupante da Cadeira 23)

            João Benedito da Silva, nascido em 25 de maio de 1959, filho de Maria José da silva e Felipe Marques da Silva.

            João é o Coordenador do Grupo Folclórico “Os Mascarados de Poconé”.

            Seu desempenho a frente do grupo vêm desde 1997, quando se formou a primeira escolinha de dança que perpetuou uma tradição que na época estava quase se esvaindo.

            João nunca se esquece daqueles que para ele são considerados baluartes do grupo: Etelvino, Otávio, Patrício, Francisco Martins, Daniel Martins, Damião Ramos Martins e outros que antes do próprio João já haviam defendido a Dança dos Mascarados.

 

            A Dança: Chapéus, instrumentos e roupas bem coloridas compõem o traje do Grupo Folclórico de Dança ‘Os mascarados de Poconé’. 24 homens apresentaram dançando ao ritmo da uma banda de música.

            Suspeita-se que a origem da dança possa ter fundamentação indígena Biri-Poconé, a apresentação encenada, típica da região. “Há 150 anos, os antigos poconeanos participavam das festividades indígenas, e assim surgiu a dança. Com a chegada dos colonos, a apresentação enriqueceu os trajes, deixou tudo muito sofisticado”, explica João Benedito da Silva, coordenador do grupo.

            A encenação conta apenas com homens, que se revezam em papéis de galã e dama. Tradicional, ‘Os mascarados de Poconé’ consegue reunir diferentes gerações. João Benedito, convidado pelo pai, está no grupo há 46 anos e há 19 é coordenador. Hoje, atua na companhia dos irmãos, dos filhos e dos netos.

            Convidados a apresentarem-se fora do Estado, já estiveram em São Paulo e Brasília. Sobre a oportunidade quando são vistos por uma platéia estrangeira, João Benedito é enfático. “É muito importante porque vamos mostrar a nossa cultura. É algo único, que apenas nós, de Mato Grosso, de Poconé, temos!”.

 

            Pela sua riqueza cultural, pela importante atuação no contexto cultural e artístico, pelo exemplo de pessoa comprometida com a presente e futura geração e pela esperança que transmite em suas ações, João Benedito da Silva imortaliza sua vida e história para posteridade.