Ilustre Cineasta Cleunésio Antonio Prolo (Ocupante da Cadeira 28)

 

            Nascido na cidade de Soledade Rio Grande do Sul, Descendente de origem Italiana, Pós graduado em Cinema pela UNIC, Cleunésio Prolo veio para Poconé em 1985, mas sempre com o olhar voltado para a beleza desta Região e a valorização da Cultura e Tradição deste Povo Pantaneiro.

Implantou neste município a Empresa Art Line Produções onde desenvolve todo trabalho fotográfico e produção de vídeo registrando inúmeros eventos em especial os que são movidos pela cultura popular.

            Durante um bom período, como produtora, lançou a Revista Turismo e Lazer e Guia Poconé que registrava as necessidades de divulgação do Turismo não só deste município como também no Estado de Mato Grosso, que por muito tempo beneficiou o Turismo deste Estado.

          Com a implantação de novas tecnologias e voltado para a produção de vídeo, ingressou no estado com parceria da Secretaria de Cultura onde desenvolveu documentários como: “O Pantaneiro”, premiado no festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá; “Cultura Pantaneira” e “Mineração” onde participou de festivais sendo na categoria “Vídeo do Mato” durante o Festival de Cinema de Cuiabá.  Na Produção Independente Produziu o Filme “Ilusão de Vida” reconhecido a nível Estadual ao qual também fez parte do Programa Cinema Circulante, sendo apresentado em quase todas as cidades de Mato Grosso.

          Na área de Fotografia no decorrer dos anos com trabalho desenvolvido neste município e com grande acervo fotográfico conseguiu lançar o “Festival da Fotografia”, onde apresentou as mais diversas e belas imagens já registradas, através de mais uma parceria com o Governo do Estado.

                 Portanto para Cleunésio Prolo a necessidade de resgatar histórias é uma forma também de permanecer viva a nossa cultura e acima de tudo nossas tradições onde visa à permanência do desenvolvimento do homem neste ecossistema denominado de Pantanal.

            Em uma de suas frases Cleunésio pondera: “O sucesso não para por ai, pois sabemos que os avanços para fazer o melhor, conseguem aumentar nossas conquistas e ultrapassar os limites na capacidade de estar inseridos na divulgação desta linda cidade”.

            Cleunésio Prolo, cineasta e exímio compilador das imagens que perpetuam a cultura e a história de nosso povo.